Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Praças – Itapecerica – MG

    Desde a primeira vez que fui a Itapecerica, há mais de 40 anos, observo a beleza e o cuidado que têm com suas praças e jardins. Vou destacar algumas, além das que já comentei quando descrevi as igrejas (praticamente todas elas contam com uma praça em frente, algumas bem pequenas e outras maiores, como a de São Francisco). Veja no mapa abaixo.

    Caso conheça mais alguma praça da região, algum detalhe ou curiosidade sobre as praças publicadas aqui, por favor, envie para nós seu comentário.

    Praça Dom José Medeiros Leite – Praça do Coreto

    Praça Dom José Medeiros Leite

    A praça do centro da cidade, mais conhecida como Praça do Coreto ou simplesmente “pracinha”, é uma típica praça de interior, arborizada, com muitas flores, bancos, coreto e fonte luminosa. É um dos cartões postais da cidade. Ao redor, algumas casas antigas, a Cervejaria Magnólia (cerveja artesanal local, cuja loja foi inaugurada em julho de 2022), a Padaria São José, outros estabelecimentos comerciais e a Prefeitura.

    Itapecerica também homenageia com um busto na Praça, o itapecericano Dr. José Ribeiro Pena, advogado, jornalista e político, que já foi Vice-Governador e Deputado Estadual de Minas Gerais.

    Aos domingos e em dias festivos, costuma haver apresentações de banda de música (há três corporações na cidade) e outras manifestações culturais no coreto. A praça é palco também de grandes eventos da cidade, como o Festival de Gastronomia Rural e o Festival de Inverno.

    Praça Dom José Medeiros Leite
    Chafariz – Praça Dom José Medeiros Leite
    Chafariz – Praça Dom José Medeiros Leite
    Fonte Luminosa – Praça Dom José Medeiros Leite
    Fonte Luminosa – Praça Dom José Medeiros Leite
    Busto de Dr. José Ribeiro Pena – Praça Dom José Medeiros Leite
    Prefeitura Municipal – Praça Dom José Medeiros Leite

    As fotos abaixo foram tiradas de dois quadros no Bar e Pizzaria Beer House (próxima do Igreja Matriz São Bento). A da esquerda é da praça antigamente, quando se chamava Praça Mello Vianna, e a foto da direita é a praça atual – Praça Dom José Medeiros Leite.

    Praça antiga que se chamava Praça Mello Vianna
    Praça atual – Praça Dom José Medeiros Leite

    Praça Alexandre Szundy

    Mais uma bonita praça localizada na rua principal da cidade, a Praça Alexandre Szundy leva o nome do engenheiro húngaro que fundou a Companhia Nacional de Grafite na cidade, contribuindo para seu desenvolvimento. Chama a atenção de quem passa por ali o cuidado com os jardins floridos, a limpeza, o casario preservado ao redor, a Capela Passos da Paixão de Cristo, a Casa do Artesanato (construção provável de 1827), o mirante em forma circular sobre o bar da praça, o relógio, o chafariz e o edifício da Câmara dos Vereadores.

    • Praça Alexandre Szundy

    Praça Santa Cruz

    A Praça Santa Cruz, que abriga as festividades e encenações do Reinado do Rosário de Itapecerica, foi totalmente revitalizada em 2018, por ocasião das celebrações dos 200 anos da tradicional festa do Reinado. A praça é de grande importância histórica, artística, cultural e religiosa para o município.

    Praça Santa Cruz

    Praça Santa Cruz

    Praça dos Expedicionários

    A Praça dos Expedicionários no centro da cidade é pequena em tamanho, mas grande em simbolismo, pois homenageia seus bravos conterrâneos expedicionários que lutaram na Segunda Grande Guerra.

    O monumento em homenagem aos ex-combatentes foi instalado na praça em 2003 e revitalizado em 2022, ganhando um mastro com a bandeira do Brasil. A estátua de um Pracinha feita em metal tem sua base revestida em mármore e estampa uma placa homenageando os 25 ex-combatentes.

    No entorno da pracinha, destaco algumas casas restauradas e um bom comércio.

    Praça dos Expedicionários

    Praça das Igrejas

    Grande parte das igrejas de Itapecerica tem uma praça na frente, registradas nos posts do Brasília na Trilha sobre as Igrejas Católicas: Praça São Francisco, Praça Nossa Senhora do Rosário, Praça São Bento e Praça Nossa Senhora Aparecida.

    Praça São Francisco
    Praça Nossa Senhora do Rosário
    Praça São Bento
    Praça Nossa Senhora Aparecida – bairro da Boa Viagem

    Posts Relacionados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Roteiro de Bike – Passadiço Ribeirinho de Loures – Lisboa (Portugal)

      Passadiço Ribeirinho de Loures O Passadiço Ribeirinho de Loures é uma passarela de madeira, do tipo palafita, às margens do Rio Tejo, sobre uma zona de sapais e lodaçais, destinada a pedestres e bicicletas, com de 6,15 km de extensão. Começa em Bobadela, na Ponte Ciclo pedonal do Rio Trancão (a 1,5 km da Ponte Vasco da […]

        Brasília na Trilha – 10 anos

        Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos em registrar esta e outras viagens […]

          Diamantina – MG

          Brasília na Trilha – 10 anos Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos […]

            Caminhada Costeira Coogee a Bondi – Sydney (Austrália)

            Coastal Walkway (caminhada costeira) é o percurso realizado a pé pela costa leste australiana entre as praias de Coogee e a badalada Bondi ou vice-versa (links de posts do Brasília na Trilha). O trecho de uma praia à outra é de 6 km, simplesmente fantástico, imperdível. Gastamos 3 horas para percorrer todo o percurso, parando […]

              Bondi Beach – Sydney (Austrália)

              Bondi (originalmente Boondi, pronuncia-se “Bon-dai”) dá nome ao bairro e à praia, uma das mais badaladas da região metropolitana de Sydney, localizada a apenas 7 km da área central da cidade. Bondi, North Bondi e Bondi Junction têm menos de 12 mil habitantes e formam um dos maiores centros comerciais e residenciais de Sydney. Há […]

                Coogee Beach – Sydney (Austrália)

                Coogee Beach foi a terceira e última praia de Sydney que conhecemos, em nosso quarto dia de Sydney (5 de setembro de 2023). Era inverno, mas o dia estava ensolarado, ótimo para caminhar pela praia, pela calçada da orla e para percorrer a costa entre Coogee e Bondi. Estava ventando menos e foi possível ficar […]