Contraste
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

Jardim Botto Machado (Campo de Santa Clara) – Lisboa (Portugal)

O Jardim Botto Machado, também conhecido como Jardim de Santa Clara, está localizado na Freguesia de São Vicente, entre o Panteão e a Igreja de São Vicente de Fora, no Campo de Santa Clara.

Nesta região é realizada aos sábados e às terças-feiras a Feira da Ladra (feira de objetos usados, antiguidades e artesanato, que existe desde o ano de 1272 e está nesta localidade desde 1882), quando o Jardim Botto Machado fica mais movimentado.

Embora o Jardim não seja muito frequentado por turistas, nas proximidades tem muitos atrativos: Miradouro Santa Luzia (900 metros), Miradouro das Portas do Sol (800 metros), Museu de Artes Decorativas Portuguesas (800 metros), Igreja de São Vicente de Fora (400 metros), Mosteiro/Museu de São Vicente de Fora (400 metros), Miradouro da Graça (600 metros), Igreja do Convento da Graça (600 metros), Castelo de São Jorge (1 km), Panteão Nacional (200 metros), e muitos outros (links do Brasília na Trilha).

Para ir até o Jardim a melhor forma é de metrô até a Estação Santa Apolônia – Linha Azul, a 700 metros, ou a Estação Martim Moniz – Linha Verde, 1,1 km. Saindo do metrô, a melhor forma de conhecer a região realmente é a pé, mas se preferir pode ir de Elétrico 28, que passa próximo, de Tuk Tuk (nunca usei), de ônibus, táxi ou até mesmo de transporte por app.

O Jardim Botto Machado é uma pequena área com pouco menos de 5.000 m², construído em 1862 e todo gradeado. Recebeu este nome em homenagem ao político republicano português Pedro de Amaral Botto Machado. É também conhecido como Jardim de Santa Clara, uma referência a Clara de Assis (1194-1253), fundadora do ramo feminino da Ordem Franciscana.

No Jardim tem parque infantil, bar com esplanada, mesas de jogo, muitas árvores frondosas e bancos de madeira para recuperar a energia dos passeios, além de uma bela vista para o Rio Tejo.

Jardim Botto Machado
    Vista do Jardim Botto Machado – Rio Tejo e Casão Militar
    Jardim Botto Machado – Parque infantil

Ao redor do Jardim podemos destacar alguns edifícios: Palácio dos Marqueses do Lavradio (atualmente funciona aí o Supremo Tribunal Militar), o Mercado de Santa Clara, o Casão Militar, Trienal de Arquitetura de Lisboa, o Panteão Nacional, além de sobrados com fachadas azulejadas.

Sobrados com fachadas azulejadas
    Trienal de Arquitetura de Lisboa
    Palácio dos Marqueses do Lavradio
    Mercado de Santa Clara
    Casão Militar
    Panteão Nacional – fundos

Assim que sair do Jardim, na parte de baixo, observe os muros revestidos de azulejos com vários desenhos diferentes dos azulejos tradicionais, que comumente encontramos em Lisboa.

Jardim Botto Machado – Painel de azulejos na lateral do Jardim visto do terraço do Panteão Nacional