Holanda é o nome informal dos Países Baixos. Em 1º de janeiro de 2020, a Holanda passou a ter um novo logotipo e a designar-se oficialmente Países Baixos, uma referência ao país ter 60% de seu território abaixo do nível do mar. Tem como fronteiras o mar do Norte (a norte e a oeste), a Bélgica (ao sul) e a Alemanha (a leste).
Embora o nome oficial seja Países baixos é muito comum lermos e ouvirmos o país sendo chamado de Holanda. No entanto, Holanda se refere à região mais a oeste dos Países-Baixos, dividida entre Holanda do Norte e Holanda do Sul. É a região mais importante economicamente, onde está a capital Amsterdã. O país tem outras dez regiões, com 388 municípios ao todo. Em inglês, o país é chamado “Netherlands”, nome cuja tradução, em português é Países-Baixos. O gentílico é neerlandês.
Embora a capital dos Países Baixos seja Amsterdã, a sede do governo fica na cidade de Haia. O regime de governo é a monarquia constitucional parlamentar democrática. O Chefe de Estado é, desde 30 de abril de 2013, o Rei Guilherme Alexandre dos Países Baixos, e o Chefe do Governo é o primeiro-ministro, que geralmente é o líder do maior partido da coligação.
Os Países Baixos têm a tradição de aprender línguas estrangeiras, formalizadas nas leis de educação. O inglês é um curso obrigatório em todas as escolas secundárias. Cerca de 90% da população total indicam que podem conversar em inglês, 70% em alemão e 29% em francês.
O país é membro fundador da União Europeia (UE), da OTAN, da OCDE, da OMC e assinou o Protocolo de Quioto. Junto com a Bélgica e com Luxemburgo (que também visitamos nessa viagem), o país constitui a União Econômica do Benelux.
Os Países Baixos são conhecidos pelos moinhos de vento, pelas tulipas, pelos tamancos, pela cerâmica de Delft, pelo queijo gouda, por seus artistas visuais, pelas bicicletas e por sua tolerância social e sua política liberal em relação às drogas, à prostituição, à eutanásia e ao aborto. É um dos países com melhor qualidade de vida do mundo.
No blog, há duas postagens sobre a Holanda:
A primeira viagem, feita apenas por nossa filha na primavera de 2023, quando ela conheceu Amsterdã, Zaanse Schans (onde estão os moinhos) e Keukenhof (onde está o Parque das Tulipas). Confira no post: “Mundo Afora – Mochilão – Amsterdã, Zaanse Schans e Keukenhof – Holanda“.
A segunda viagem, em abril de 2024, foi feita pela família Brasília na Trilha: minha esposa, nossa filha e eu (faltou o filho mais velho). Tivemos ainda a companhia de uma amiga brasileira que mora em Setúbal (Portugal). Visitamos as mesmas cidades que nossa filha conheceu quando viajou sozinha, e acrescentamos ao roteiro: Roterdã, Haia e Delft, todas indicadas no mapa abaixo.
Esta viagem faz parte de um roteiro maior, que pode ser conferido no post Diário 7 – Portugal.
Chegamos aos Países Baixos pelo aeroporto de Amesterdã vindos de Lisboa em um voo da TAP de 2h30 de duração.
Para nos deslocarmos entre as seis cidades visitadas, utilizamos trem e ônibus. Porém, nos hospedamos apenas em Amsterdã e Roterdã. Confira nas postagens de cada uma as dicas sobre os transportes utilizados, onde nos hospedamos, pontos turísticos e etc.
Holanda é o nome informal dos Países Baixos. Em 1º de janeiro de 2020, a Holanda passou a ter um novo logotipo e a designar-se oficialmente Países Baixos, uma referência ao país ter 60% de seu território abaixo do nível do mar. Tem como fronteiras o mar do Norte (a norte e a oeste), a Bélgica (ao sul) e […]
A viagem para Amsterdã fez parte de uma viagem maior, detalhada no Diário 7 – Portugal. Saímos do Brasil no dia 2 de abril de 2024 com destino a Lisboa, onde fizemos nossa base por três meses. De Lisboa, partimos para um passeio de quase duas semanas pelos Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo. A primeira […]
O Parque das Tulipas, nome oficial Keukenhof, é o maior jardim de flores do mundo. São 32 hectares com mais de 2.700 árvores, 7 milhões de bulbos de flores plantados e 800 diferentes espécies. Keukenhof está situado entre as cidades de Lisse e Hillegom, distante 40 km de Amsterdã. A melhor forma de conhecer a história do Parque Keukenhof […]
O Museu Van Gogh foi fundado em 1973 e está localizado na região sul de Amsterdã, na Praça dos Museus, próximo do Stedelijk Museum e do Rijksmuseum. O museu é responsável pela preservação, conservação e difusão da obra do pintor holandês Vincent van Gogh. Vincent Willem van Gogh é um dos artistas mais famosos do mundo. Seu trabalho expressivo e colorido e sua vida cheia […]
Zaanse Schans é um bairro pertencente à cidade de Zaandam (a 8 km), distante 20 km de Amsterdã, e 1,5 km da estação de trem Zaandijk. O local é conhecido por seus moinhos de vento históricos e suas construções de madeira, além de seu valor arquitetônico e paisagístico. O que fazer Poderia começar dizendo que […]
Roterdã é a segunda cidade mais populosa dos Países Baixos e está repleta de atrativos turísticos: parques, mercados, estações de trem, edifícios modernos com uma arquitetura arrojada, prédios antigos e históricos, torre, esculturas de rua, passeios de barco, museus e pontes, claro, e tudo acompanhado de uma gastronomia de primeira. A história de Roterdã remonta […]