Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    São Pedro de Atacama – Deserto de Atacama – Chile

    San Pedro de Atacama (São Pedro de Atacama) é uma pequena cidade no norte do Chile, com apenas 5 mil habitantes e a 2.400 metros de altitude. Da cidade saem os principais passeios para o Deserto de Atacama.

    A cidade de São Pedro era um centro de parada para os colonizadores espanhóis e teve início a partir da Igreja de San Pedro de Atacama, construída pelos jesuítas espanhóis no início do século XVIII.

    Como Chegar

    Para chegar a São Pedro de Atacama optamos pelo avião, pois fica a mais de 1.600 km de Santiago. O aeroporto mais próximo fica na cidade de Calama (região de Antofogasta) e o voo dura aproximadamente duas horas. Em Calama, pegamos um traslado para São Pedro de Atacama, que fica a apenas 100 km dali, percorridos em um pouco mais de uma hora. Para o trajeto, contratamos os serviços da empresa Transvip. Todo o contato foi feito com antecedência pelo Whatsapp e o pagamento foi feito em peso chileno, em espécie, no balcão da empresa no aeroporto de Calama.

    Saindo de Calama para São Pedro de Atacama
    Estrada para São Pedro de Atacama
    Estrada para São Pedro de Atacama
    Estrada para São Pedro de Atacama

    Deserto de Atacama

    O Deserto de Atacama tem cerca de 1 mil km de extensão, indo até a fronteira com o Peru. É o deserto mais alto e também o mais seco do mundo, raramente chove na região, já que as correntes marítimas do Oceano Pacífico não chegam ao deserto por causa de sua altitude. A maior parte do deserto é composta por terrenos pedregosos, areia e lagos de sal.

    As temperaturas no deserto variam entre 0°C à noite a 40°C durante o dia. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto, uma delas é São Pedro de Atacama.

    Rua Caracoles

    A principal rua de São Pedro de Atacama é a Caracoles, onde estão vários restaurantes, lojas de artesanato, agências de turismo, hotéis, casa de câmbio, sorveteria, cafés, farmácia dentre outros estabelecimentos.

    É também no final da Rua Caracoles, na Praça Touris Tour que as vans de turismo deixam os turistas no retorno dos passeios.

    Ponto de chegada dos tours

    A cidade é bem simples e várias ruas não têm calçamento, como a Caracoles, e é esta rusticidade que lhe confere o seu charme. A cidade é repleta de hostels, hotéis e pousadas, além de muitos restaurantes. Alguns bares e restaurantes têm música ao vivo.

    Não tivemos muito tempo para explorar a cidade, conhecemos apenas a Praça e a Igreja de São Pedro.

    Igreja São Pedro de Atacama

    Igreja São Pedro de Atacama

    A Igreja de São Pedro de Atacama foi construída durante o período colonial espanhol, no século XVII (supostamente, é a segunda igreja mais antiga do Chile), sofreu modificações no século XVIII e ampliações no século XIX. A igreja foi declarada monumento histórico em 1951. Durante sua existência passou por muitos desastres naturais, como terremotos, e por vandalismo, como incêndios e destruição de imagens.

    A igreja foi construída em adobe, seu interior e seu exterior são pintados de branco, enquanto o altar é bem colorido. As paredes, o teto e a porta de entrada são construídos em madeira de algarrobo e cardón (madeira de cacto), unidos por couro de lhama. O telhado é feito de grandes vigas de madeira de algarrobo. No interior tem estátuas de Santa Maria e São José, padroeiro da igreja.

    Praça São Pedro de Atacama

    A Plaza de San Pedro (Praça de São Pedro) está localizada a um quarteirão da Rua Caracoles. Ao seu redor estão a Igreja de São Pedro, a polícia, a prefeitura e algumas construções históricas. Ela é toda arborizada, com vários bancos e algumas barraquinhas de artesanato.

    Restaurantes:

    Há uma grande quantidade e variadas opções de restaurantes na cidade, mas só fomos a dois.

    Restaurante e Bar Agua Loca
    Restaurante e Bar Agua Loca
    Restaurante Adobe

    Cafés:

    Também estivemos em dois cafés apenas.

    Empório Andino
    Franchuteria
    Franchuteria
    Franchuteria
    Franchuteria

    Onde nos hospedamos:

    A cidade tem diversas opções de hospedagem e nós ficamos no Hotel Don Raúl, reservado pela Carol Lobato da Copentur Viagens e o valor foi pago à empresa no cartão de crédito. O hotel tem instalações rústicas (como todos no Atacama), com piscina e área de descanso ao ar livre bem aconchegante. Ótima localização, na principal rua da cidade, a Caracoles, mas longe da muvuca. Bem pertinho ficam os restaurantes, as agências de turismo e as lojas de artesanato. O quarto e o banheiro são bem pequenos, mas a cama e a ducha são confortáveis. Tem ventilador, mas não tem frigobar, tv ou qualquer outro conforto extra. A forma de construção garante o conforto térmico do quarto, nem quente, nem frio. Como passávamos o dia nos passeios, nos atendeu muito bem. Chegávamos exaustos, só queríamos tomar banho e dormir. Uma boa opção é se hospedar em locais próximos à rua Caracoles, pois é o coração da cidade e também por ser o local onde as vans param no final dos passeios.

    Supermercado

    Valimport Supermarket
    Valimport Supermarket

    Sorveteria

    Sorveteria Cacao
    Sorveteria Cacao

    Passeios

    É aqui o principal. São tantas as opções que é até difícil escolher. As paisagens são maravilhosas, diferentes de tudo o que conhecemos: salinas, lagoas altiplânicas, fontes termais, gêiseres, fenômenos geológicos, arqueologia, vilas, gastronomia e muitas outras experiências.

    Sempre gostamos de fazer os passeios por conta própria, mas no Atacama, achamos que a melhor opção seria contratar uma agência e não nos arrependemos, pois alguns parques só permitem o acesso de turistas acompanhados de guias credenciados, carros privados não entram. Assim, contratamos os passeios da Agência do Lucas Carvalho, no mês anterior à viagem. A sede da empresa é em Santiago, mas a equipe é quase toda brasileira e o contato foi via WhatsApp. Ela também faz passeios na Argentina e na Colômbia. Depois de contratado, o Lucas faz semanalmente uma live com os clientes, explica sobre os passeios e dá várias dicas sobre documentos, compras, vestuário, baladas e etc. Muito instrutivo, especialmente para quem está viajando pela primeira vez para o exterior.

    No Atacama, assim como acontece em outros locais, existe um pool de agências bem organizado que, juntas, viabilizam os passeios conforme a demanda de turistas, otimizando a infraestrutura disponível de guias, transportes e motoristas. Assim, o tour foi contratado via Lucas Carvalho, mas realizados por terceiros. A preocupação com a qualidade do serviço prestado é geral e todos os passeios foram muito bem executados.

    Como eu mencionei antes, são tantas as opções de tours que é até difícil escolher. Fizemos sete passeios em cinco dias e acredito que foram ótimas escolhas. Além de eleger uma “experiência”, como chamam, tem a questão da altitude. As agências recomendam começar os tours pelos locais de menor altitude e deixar os de altitudes maiores para o final, a fim de que o corpo vá se acostumando. No entanto, nem sempre é possível seguir esta recomendação, já que os passeios são otimizados pelas agências, conforme expliquei anteriormente. Afora isso, questões climáticas ou de interesse das administradoras dos parques podem obrigar as agências a alterarem os roteiros. Então, faça sua programação, mas saiba de antemão que ela poderá ser alterada. Seja flexível e não se assuste com a altitude. Tomar chá de coca antes e mascar a folha durante o passeio ajudam muito a minimizar eventuais efeitos como enjoos e dores de cabeça. A folha de coca pode ser encontrada nas lojinhas de artesanato por cerca de dois reais o pacotinho. Hidrate-se bem e não terá problemas.

    Vou descrever aqui no blog cada um dos passeios que fizemos.

    Posts Relacionados

    1. Daniel Kenji disse:

      Que matéria completinha!!! Uma das melhores viagens da minha vida!!!! Show da natureza!!!

    2. Marcelo disse:

      Obrigado. Viagem incrível mesmo.
      Aproveite para nos seguir no instagram @brasilianatrilha e divulgar com seus amigos

    3. vanessa disse:

      Obrigada por compartilhar tantas informaçoes . att vanessa

    4. Marcelo disse:

      Que bom que gostou

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Vila de São Jorge – Chapada dos Veadeiros – GO

      A Vila de São Jorge pertence à cidade de Alto Paraíso/GO e é uma das portas de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Está localizada a 36 km de Alto Paraíso e a 260 km de Brasília. A estrada de Alto Paraíso para São Jorge é toda asfaltada (desde 2015) e está relativamente […]

        Cavalcante – Chapada dos Veadeiros – GO

        Cavalcante é um município do estado de Goiás, localizado ao norte da Chapada dos Veadeiros. A cidade está a cerca de 519 km da capital Goiânia, a 311 km de Brasília, e a 90 km de Alto Paraíso. Com uma população de aproximadamente 10 mil habitantes, o município abriga cerca de 60% da área total do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. […]

          Ferney-Voltaire – França

          Ferney-Voltaire é uma comuna francesa localizada ao leste, entre as Montanhas Jura e a fronteira com a Suíça. Está a 8 km da Estação Central de Cornavin (Gare de Cornavin), em Genebra – Suíça, e a 6 km do Aeroporto Internacional de Genebra. Tem uma população em torno de 12 mil habitantes. Antes de 1878, a cidade se chamava apenas […]

            Cruzeiro MSC Grandiosa

            A MSC Cruzeiros é a terceira maior empresa de cruzeiros do mundo e faz parte da Mediterranean Shipping Company (MSC), segunda maior operadora de transporte de carga do mundo. Ela foi fundada em 1988 como uma empresa suíço-italiana e está sediada Genebra (Suíça). Atualmente, tem 22 navios de cruzeiro e deve fechar 2026 com 24 […]

              Países Baixos (Holanda)

              Holanda é o nome informal dos Países Baixos. Em 1º de janeiro de 2020, a Holanda passou a ter um novo logotipo e a designar-se oficialmente Países Baixos, uma referência ao país ter 60% de seu território abaixo do nível do mar. Tem como fronteiras o mar do Norte (a norte e a oeste), a Bélgica (ao sul) e […]

                Amsterdã – Países Baixos

                A viagem para Amsterdã fez parte de uma viagem maior, detalhada no Diário 7 – Portugal. Saímos do Brasil no dia 2 de abril de 2024 com destino a Lisboa, onde fizemos nossa base por três meses. De Lisboa, partimos para um passeio de quase duas semanas pelos Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo. A primeira […]