Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Igreja do Convento de São Pedro de Alcântara – Lisboa (Portugal)

    A Igreja do Convento de São Pedro de Alcântara está localizada na Freguesia Misericórdia, na Rua de São Pedro de Alcântara, praticamente no Bairro Alto.

    A melhor forma de se chegar à igreja é de metrô pela Estação Baixa-Chiado (linha azul e linha verde), que está a 600 metros da igreja, mas atenção, a estação tem saída pela Baixa e pelo Chiado. Para sair no Chiado suba a impressionante e extensa escada rolante (esta é a estação de metrô mais profunda de Lisboa).

    Se estiver na Baixa também pode subir pelo Elevador da Glória e, se tiver disposição, pela Calçada da Glória. Outra opção também é subir pelo Elevador de Santa Justa (o mais famoso de Lisboa), passar pelo Largo do Carmo e caminhar mais 500 metros até a igreja. Nós preferimos ir a pé, pois há muito a se apreciar no trajeto.

    A igreja fica entre o Jardim do Príncipe Real (post do Brasília na Trilha), 400 metros, e a Praça Luís de Camões (post do Brasília na Trilha), 600 metros. O Largo do Carmo está a 500 metros. Outra referência, talvez a melhor delas, a igreja está localizada em frente ao Miradouro de São Pedro de Alcântara (post do Brasília na Trilha).

    Já passamos várias vezes nesta região do Miradouro de São Pedro de Alcântara e não havíamos reparado na igreja bem a sua frente. Foi por acaso que a descobrimos, talvez por a fachada ser um pouco fora dos padrões convencionais de igreja. A entrada é pelo portão lateral do edifício.

    Convento de São Pedro de Alcântara
    Convento de São Pedro de Alcântara – entrada lateral
    Miradouro visto da Igreja de São Pedro de Alcântara


    A igreja foi fundada em 1681 e faz parte do Convento de São Pedro de Alcântara, que por sua vez é administrado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – assista o vídeo do Convento, no Youtube, produzido pela própria Santa Casa.

    O Convento foi fundado por Antônio Luís Meneses – 1º Marquês de Marialva e 3º Conde de Cantanhede. Ele fez um voto de erguer um convento em Lisboa se vencesse a Batalha de Montes Claros (foi a 5ª batalha da Guerra da Restauração).

    Destaques da igreja:

    Porta de entrada da Igreja de São Pedro de Alcântara
    Igreja de São Pedro de Alcântara
    Pinturas nas paredes laterais da igreja
    Igreja de São Pedro de Alcântara
    Altar da Igreja de São Pedro de Alcântara
    Altar da Igreja de São Pedro de Alcântara
    Coro alto
    Altar lateral
    Altar lateral


    A Capela dos Lencastres está ao lado da entrada da igreja. Foi mandada construir na última década do século XVII em memória de D. Veríssimo de Lencastre (cardeal e inquisidor), por D. Frei José de Lencastre (inquisidor) e D. Luís de Lencastre, irmão e sobrinho do cardeal. Suas paredes são revestidas de mármore com ornamentos de origem italiana. As lápides dos fundadores se encontram nas laterais da capela. O altar é dedicado aos Santos Mártires de Lisboa: Veríssimo, Máxima e Júlia.

    Entrada da Capela dos Lancastres – Convento de São Pedro de Alcântara
    Capela dos Lancastres – Convento de São Pedro de Alcântara
    Teto Capela dos Lancastres – Convento de São Pedro de Alcântara

    No site da Santa Casa da Misericórdia constam informações de visita guiada ao Convento (não visitamos, mas já inclui na lista para uma próxima ida a Lisboa).

    Em Lisboa tem outra igreja com o mesmo nome de São Pedro de Alcântara, localizada na Freguesia de Alcântara, na Calçada da Tapada, a qual visitamos também, mas que não tem relação nenhuma com esta.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Brasília na Trilha – 10 anos

      Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos em registrar esta e outras viagens […]

        Diamantina – MG

        Brasília na Trilha – 10 anos Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos […]

          Caminhada Costeira Coogee a Bondi – Sydney (Austrália)

          Coastal Walkway (caminhada costeira) é o percurso realizado a pé pela costa leste australiana entre as praias de Coogee e a badalada Bondi ou vice-versa (links de posts do Brasília na Trilha). O trecho de uma praia à outra é de 6 km, simplesmente fantástico, imperdível. Gastamos 3 horas para percorrer todo o percurso, parando […]

            Bondi Beach – Sydney (Austrália)

            Bondi (originalmente Boondi, pronuncia-se “Bon-dai”) dá nome ao bairro e à praia, uma das mais badaladas da região metropolitana de Sydney, localizada a apenas 7 km da área central da cidade. Bondi, North Bondi e Bondi Junction têm menos de 12 mil habitantes e formam um dos maiores centros comerciais e residenciais de Sydney. Há […]

              Coogee Beach – Sydney (Austrália)

              Coogee Beach foi a terceira e última praia de Sydney que conhecemos, em nosso quarto dia de Sydney (5 de setembro de 2023). Era inverno, mas o dia estava ensolarado, ótimo para caminhar pela praia, pela calçada da orla e para percorrer a costa entre Coogee e Bondi. Estava ventando menos e foi possível ficar […]

                Manly Beach – Sydney (Austrália)

                Manly foi a segunda praia de Sydney que conhecemos (a primeira foi Bondi), já em nosso terceiro dia na cidade (4 de setembro de 2023). Embora fosse inverno, a temperatura estava amena, em torno de 20ºC, ótimo para caminhar na praia e na calçada da orla. Apesar do vento frio, foi possível tomar um pouco […]